Leva vento, leva
Leva vento, leva
R$ 36,50
Autor(es): Regina Rennó Ilustrador(es): Regina Rennó
Tamanho: 21,5cm x 21,5cm Páginas: 28 Faixa Etária: a partir de 4/5 anos ISBN: 9788532907820 Categoria: Tema: Amor/amizade; Brincadeiras/jogos infantis; Descoberta/humor; Emoções/sentimentos; Fantasia/realidade; Relações sociais/comportamento; Livro de Imagem

As imagens vão contando as cenas de uma história simples e comovente. Uma criança lá no morro pega espuma e canudinho e faz bolha de sabão, que voa solta pelo ar, chegando até à janela de um prédio da cidade, onde um menino a vê maravilhado. Outras crianças também a veem, e o encantamento é o mesmo. A bolha reflete a comunidade onde mora o menino. Mas, ao toque da mão de um deles, a bolha se desfaz. O menino da cidade, então, copia a ideia. Com espuma e argolinha, ele solta ao vento uma bolha que reflete o ambiente onde mora, num silencioso e claro diálogo entre os dois espaços.

  • Propor uma leitura comentada das imagens, página por página.
  • Discutir os aspectos diferentes, no morro e na cidade, descritos por meio de detalhes da ilustração. Observar a vinheta na folha de rosto e outros pormenores no miolo.
  • Pedir que a turma justifique a escolha do título do livro.
  • Debater: a fragilidade da bolha diante da força da alegria das crianças; as brincadeiras simples mais amadas; brinquedos artesanais versus brincadeiras tecnológicas.
  • Convidar a turma para brincar de bolinha de sabão no pátio da escola, ouvindo a música “Bolinha de sabão”, de Orlandivo de Souza e Adilson Azevedo (www.letras.mus.br).
  • Sugerir à turma a confecção de um círculo imitando uma bolha, preso a um fio de náilon, e dentro dele desenhar algo que se queira mandar ou mostrar ao colega: foto, gravura, desenho, mensagem, etc.