Assim nasce um bicho papão...
Assim nasce um bicho papão...
R$ 37,00
Autor(es): Hilton Mercadante Ilustrador(es): Hilton Mercadante
Tamanho: 22 x 26 cm Páginas: 32 Faixa Etária: a partir de 6/7 anos ISBN: 9788567234007 Categoria: Tema: Bruxos/Duendes/Seres Fantásticos; Emoções/Sentimentos; Fantasia/Realidade; Quadrinhos

O livro, apresentado em forma de quadrinhos, conta a saga do temido “bicho-papão”. Os “especialistas” adultos afirmam que a tal criatura come criancinhas malcomportadas. Mentem para botar medo. O que o bicho-papão come são coisas de que as crianças gostam, como brinquedos, tênis, livros, lápis, etc. Ele engorda à medida que a criança torna-se mais bagunceira. E quando a criança vai crescendo e mudando de interesse, ele envelhece e fica fraquinho. Então, ele abre a boca e deixa entrar muito ar até explodir, transformando-se em luzinhas que voam pra todo lado. E quando uma luzinha cai sobre o telhado de uma casa onde vai nascer um bebê... acontece algo incrível!

  • Conversar com a turma sobre os medos infantis.
  • Perguntar se os alunos lembram-se de cantigas populares que falem sobre o bicho-papão. (Lembrar: “Bicho-papão/não tem educação/almoça e janta sempre/sem lavar as mãos.”)
  • Explicar que as onomatopeias são palavras que procuram imitar o som natural de animais ou de um objeto. Enumerar as onomatopeias que aparecem no livro.
  • Procurar no dicionário os significados da palavra “anatomia” e depois fazer um desenho explicando a anatomia de uma bruxa, de um lobisomem, uma mula sem cabeça ou outro monstro à escolha.
  • Discutir: coisas que os adultos inventam para causar medo: certo ou errado?
  • Produção de texto: criar um diálogo interessante entre o Lobo Mau e o Bicho-Papão.