Mestre Lisboa - O Aleijadinho
Mestre Lisboa - O Aleijadinho
R$ 39,50
Autor(es): Nelson Cruz Ilustrador(es): Nelson Cruz
Tamanho: 22,5 x 27 cm Páginas: 60 Faixa Etária: a partir de 10/11 anos ISBN: 9788532907905 Categoria: Tema: Arte/Ciência; Biografias/Memórias/Realismo Histórico; Emoções/Convivência/Sentimentos

Mestre Lisboa é a biografia ilustrada de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Fatos verídicos misturam-se à tradição oral, retratando episódios emocionantes sobre a vida e a obra do grande escultor da arte sacra. A narrativa é pontuada por fatos ligados ao preconceito, à escravidão, à cobrança do ouro, à Inconfidência Mineira e, naturalmente, à construção de igrejas, chafarizes e esculturas monumentais.
O texto dialoga com ilustrações impecáveis e transcrições de desenhos de objetos usados no século XVIII, frutos de minuciosa pesquisa. Isto enriquece a obra e informa ainda mais sobre tão importante época de nossa história e sobre a obra de Aleijadinho – Patrimônio Cultural da Humanidade.

  • Discutir alguns aspectos pertinentes ao preconceito racial da época e as ressonâncias desse preconceito na contemporaneidade.
  • Pedir comentários sobre Antonio Francisco Lisboa: a relação com o pai, o talento despertado tão cedo, o temperamento alegre e sua sensibilidade diante da miséria alheia.
  • Conversar sobre a questão das discrepâncias apresentadas em algumas obras de Aleijadinho, mostrando os motivos da presença da genialidade com a deformação (ver p. 44).
  • Conversar sobre as ilustrações do autor. Em seguida, orientar a turma numa exposição de imagens sobre obras de Aleijadinho, a partir de pesquisas em livros e na Internet.
  • Produção de texto: sugerir a produção de uma crônica ou de um poema em versos livres sobre uma faceta da obra de Aleijadinho, como: a criação dos chafarizes, os trabalhos nos tetos de igrejas ou as esculturas dos Passos da Paixão de Cristo e dos doze profetas do Antigo Testamento.
- Obra selecionada para o Catálogo de Bolonha - 2009