Meninos da planície
Meninos da planície
R$ 37,50
Autor(es): Cástor Cartelle Ilustrador(es): Walter Lara
Tamanho: 18cm x 25cm Páginas: 84 Faixa Etária: a partir de 10/11 anos ISBN: 9788532908087 Categoria: Tema: Arte/Ciência/Meio ambiente/Ficção histórica

O livro, por meio de dois tipos de relato, conta histórias imaginadas, mesclando épocas distintas. No passado, duas crianças de uma pequena aldeia, à época dos primeiros habitantes do Brasil, vivenciaram aventuras incríveis. No presente, um arqueólogo tenta descobrir como teria vivido aquele povo e o que teria acontecido com as duas crianças, Aur e Nia, cujos esqueletos fossilizados constituem um mistério a ser desvendado com o auxílio da ciência. Narrando poeticamente e com grande conhecimento em Paleontologia, o autor convida o leitor a refletir sobre a evolução humana e o legado deixado pelos povos que há muito nos antecederam.

  • Conversar com a turma sobre a contribuição do trabalho de arqueólogos e paleontólogos na construção do conhecimento das sociedades.
  • Pedir comentários sobre o segundo parágrafo da p. 25 que termina assim: “Eram ferramentas simples, o que me fez concluir que a principal de todas era a paciência”.
  • Observar e comentar: atividades criativas e práticas relacionadas ao aproveitamento de peles, uso de fornos e modo de furar objetos como ossos e dentes de animais.
  • Fazer um levantamento do uso poético da linguagem, principalmente nas descrições, comentando algumas frases, como, por exemplo: “O entardecer era de cobre”(p. 33).
  • Debater em classe aspectos significativos do texto “Para saber mais – A Evolução Humana (p. 71-78)”.
  • Comentar detalhes da ilustração feita por Walter Lara: cores, luz e sombra, névoas e ornamentos gráficos no final do capítulo.
  • Produção de texto: O que vi e imaginei nos desenhos da caverna.