Brasília de A a Z
Brasília de A a Z
R$ 45,00
Autor(es): Tino Freitas Ilustrador(es): Kleber Sales
Tamanho: 22 x 27 cm Páginas: 60 Faixa Etária: a partir de 10/11 anos ISBN: 9788532907653 Categoria: Tema: Biografias/Memórias/Realismo Histórico; Emoções/Convivência/Sentimentos; Relações Sociais/Comportamento

Por meio de uma linguagem clara e emocionada, o livro conta a história da construção de Brasília. Guiados por um taxista, pai e filho descobrem uma cidade que, embora jovem, se mostra rica em personagens, casos e curiosidades. O autor mistura ficção, memória e realidade, compondo um painel muito interessante sobre nossa Capital Federal. Nos rodapés, ele retoma e explica as ideias propostas no corpo do texto, proporcionando também uma cativante leitura informativa.

  • Orientar a turma numa apresentação em grupos, em forma de programa de rádio ou de TV sobre: Brasília de A a Z: história, política, arquitetura, população, regiões administrativas, lazer e turismo, educação e cultura.
  • Analisar e comentar as imagens retratadas na capa, contracapa e folha de guarda.
  • Hora da música: pedir que os alunos pesquisem canções gravadas por bandas brasilienses e estabeleçam diálogos com o tema do livro.
  • Pedir que a turma procure mais informações sobre o trabalho dos candangos e sua importância na edificação de Brasília.
  • Propor um bate-papo sobre questões sociais e políticas da Capital Federal a partir de notícias da Internet e informações recentes em jornais, revistas.
  • Produção de texto: “JK, 50 anos em 5”; “Passarinhos em Brasília”; ”Venha ver o céu de Brasília”.