Oreosvaldo - O pássaro das sombras
Oreosvaldo - O pássaro das sombras
R$ 39,50
Autor(es): Pedro Antônio de Oliveira Ilustrador(es): Maurizio Manzo
Tamanho: 20,5cm x 25cm Páginas: 64 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788532907677 Categoria: Tema: Amor/Amizade; Aventura/Suspense/Mistério; Conflitos/Problemas Cotidianos; Emoções/Convivência/Sentimentos; Maravilhoso Fabular/Fábulas/Apólogos; Relações Sociais/Comportamento

O tímido avestruz Oreosvaldo, por não gostar do nome, inventou de chamar-se Billy. Era amigo da pata Norbélia, que o incentivava a ter amizades e curtir a vida. Billy escrevia bem, era ótimo em Literatura, e sob o pseudônimo de “Pássaro das Sombras”, criou um blog que se tornou um sucesso na escola. Ele mantinha segredo absoluto, até que,
durante uma badalada festa da macaca Dalila, a identidade do “Pássaro das Sombras”– convidado de honra – foi descoberta, para
espanto de todos! E não é que Billy se tornou famoso, alvo dos paparazzi, precisando usar disfarces para driblar a fama?

  • Conversar com a turma sobre: o humor na literatura; as redes sociais e o estímulo à leitura e as características de um bom texto contemporâneo.
  • Pedir comentários sobre os elementos simbólicos presentes na construção das personagens deste livro, como: o avestruz e a timidez; a macaca e o exibicionismo; a pata e a tagarelice.
  • Partindo da análise da personagem Antero, discutir a importância dos vilões nas narrativas. Em seguida, comentar a atitude de Billy em relação às ameaças iniciais e, depois, aos pedidos gentis de Antero.
  • Produção de texto: criar outras frases, inserindo-as antes ou depois desta: ”Já passava da hora de largar aquele quarto, sair um pouco da frente do computador e dançar, curtir a natureza... fazer amigos na vida real.” (p.54)