Magrilim e Jezebel em: O rei do Abecê
Magrilim e Jezebel em: O rei do Abecê
R$ 39,50
Autor(es): Fábio Sombra Ilustrador(es): Fábio Sombra
Tamanho: 20,5 x 24 cm Páginas: 48 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788532907172 Categoria: Tema: Cordel; Folclore/Contos Populares; Poesia/Poema Narrativo/Prosa Poética

Nesta nova aventura em versos de cordel, O Rei Magrilim e a Rainha Jezebel, estão retornando ao seu castelo depois de uma longa viagem de lua-de-mel, quando são surpreendidos por um misterioso mensageiro, trazendo um bilhete enviado por um rei mal-educado, que os desafiavam para disputar um torneio de versos. Rei Alfredo, vaidoso, desonesto, trambiqueiro e que se achava o maioral, tinha o hábito de escravizar todos os violeiros que perdiam os desafios propostos por ele, e entre eles estava o avô do jovem mensageiro. Sensibilizados, nossos heróis aceitaram o desafio culminando em uma eletrizante disputa cujo objetivo seria a libertação dos moradores do Reino Unido da Alfredônia.

  • Conversar com os alunos sobre a estrutura de cordel: número de versos, ocorrência das rimas, maneira de iniciar e de terminar o texto, formas de apresentação ao público e nomes de cordelistas famosos.
  • Em ordem alfabética, enriquecer a lista das 19 frutas cantadas pelo rei Alfredo. Se a turma preferir, substituir nomes de frutas por: nomes de flores, de árvores, de pessoas, etc.
  • Produção de texto: criar uma estrofe, mostrando como os escravos reagiram ao receber de Magrilim o palácio que antes pertencera ao rei Alfredo. Enviá-la ao autor, através de seu blog (ver orelha).
  • Orientar a turma na produção de um acróstico (poema no qual as letras iniciais de cada verso formam o nome de uma pessoa ou uma palavra significativa, como o autor fez na penúltima página) sobre um tema interessante do livro, como, por ex.: valentia, esperteza, cordelista, justiceiro.