Entre linhas
Entre linhas
R$ 49,50
Autor(es): Angela Leite de Souza Ilustrador(es): Angela Leite de Souza
Tamanho: 21 x 28 cm Páginas: 52 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788532907837 Categoria: Tema: Poesia/Poema Narrativo/Prosa Poética

O livro apresenta, na primeira parte, uma coletânea de poemas, focalizando atividades feitas com agulha e linha, como costurar, bordar, fazer tricô, crochê, tapeçaria... A criação partiu da ideia de resgatar para as crianças de agora algo que era comum no dia a dia e nos currículos escolares – os trabalhos manuais. Nas páginas finais,os leitores conhecem o significado de palavras pertinentes à costura e ao bordado, como nesga, drapeado, pence, entretela, crivo, matiz, ponto de cruz e lantejoula, por exemplo. Em seguida, por meio de fotos, a autora ensina, passo a passo, a arte de alinhavar, chulear, pregar botão...

  • Conversar sobre os sentidos das expressões: “entre linhas” e “nas entrelinhas”.
  • Alusão é uma referência breve. Pedir que os alunos localizem nos poemas algumas alusões, como: Minotauro, Mata-Sete, as Parcas, Narizinho, comentando seu emprego.
  • Observar e comentar: a presença e a ausência de rimas; o ritmo dos versos, a disposição gráfica do poema na página; as imagens criadas a partir de diferentes materiais.
  • Propor que cada grupo eleja um poema para fazer uma leitura além das linhas, isto é, atribuindo sentidos, segundo as próprias vivências.
  • Discutir a frase do texto de apresentação: ”Afinal, homens e mulheres de todas as idades deveriam saber, por razões bem práticas, pregar botões, fazer uma bainha, etc.”
  • Produção de texto/sugestões: “A velha que costurava histórias de amor”; “A menina que bordava com espinho de laranjeira”; “A moça que tecia lorotas.
- Melhor Livro de Poesia - FNLIJ 2014
- Obra Selecionada para o Catálogo de Bolonha –2014