Com o pé na estrada
Com o pé na estrada
R$ 37,50
Autor(es): Maurício Veneza Ilustrador(es): Maurício Veneza
Tamanho: 16cm x 23cm Páginas: 56 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788532907141 Categoria: Tema: Conflitos/Problemas Cotidianos; Descoberta/Humor; Família/Questões Familiares

Com uma grande habilidade para focalizar temas polêmicos, como separação, ausência materna, morte e etc, Maurício Veneza consegue manter a atenção do leitor através do humor e da observação sagaz das situações do dia-a-dia. Através de capítulos curtos com diálogos ágeis e interessantes, entre Mãe e Filho durante uma viagem de carro, o texto emociona pela verossimilhança e humor que, certamente conquistarão o leitor fazendo-o interagir com a história.

  • A exemplo das frases presentes no texto, pedir que os alunos escrevam ou digitem frases de para-choques de caminhão e as exponham num mural, remetendo-as à leitura do livro lido.
  • Discutir em classe: as relações mãe e filho nas seguintes situações: autoridade materna, limites impostos e diálogos possíveis.
  • Pedir comentários sobre a frase: "O tempo é longo. A vida da gente é que é curta". (p.45).
  • A avó deu o nome de Grande Otelo ao seu cachorrinho. Imaginar os motivos.
  • Produção de texto: a partir do episódio do sonho de Guga em que sua mãe se divide em 4 Veras, sugerir que os alunos escrevam um texto contando as muitas atividades e/ou faces de sua mãe sob o título "Fartura de mãe" ou "As minhas muitas mães".
  • Iniciar uma conversa sobre as diversas maneiras de se "colocar o pé na estrada" e os motivos que levam as pessoas a fazer isso voluntariamente ou não.