Asa de passarinho
Asa de passarinho
R$ 37,00
Autor(es): Líria Porto Ilustrador(es): Silvana de Menezes
Tamanho: 19,5cm x 26cm Páginas: 40 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788532907981 Categoria: Tema: Poesia/Antologia

O livro apresenta uma coletânea de 32 poemas breves sobre assuntos pertinentes a recortes do cotidiano, como alguns elementos da natureza: pássaros, nuvens, rios, cachoeiras, árvores, estrelas, sob o olhar da infância. As abordagens profundas e envolventes seduzem crianças e adultos. Por meio de um texto enxuto e criativo, a autora desperta a emoção do leitor, ora pela surpresa e pelo lirismo, ora pelo jogo e pelo ressignificado das palavras.

  • Conversar sobre a relação possível entre o ofício de escrever e o recurso de ilustração usado por Silvana de Menezes: asas de passarinhos feitas com aparas de lápis apontados.
  • Discutir: a beleza do poema depende unicamente de versos rimados? Sim ou não? Justificar a opinião, comentando um poema rimado e outro sem rimas.
  • Orientar os alunos numa minipesquisa: o que é poesia, como surgiu; poesia e poema (sinônimos?); a poesia de ontem e a poesia de hoje; a poesia na opinião de Ronald Claver, descrita na 4ª capa.
  • Escolher dois poemas sobre passarinhos e debater a questão: asas X liberdade.
  • Cantar o poema “Liberdade”, p. 10, adaptando os versos a melodias de cantigas populares, como “Teresinha de Jesus”, “O cravo brigou com a rosa” – ou criar melodias inéditas.
  • Produção de texto; incentivar a turma a reescrever um dos poemas do livro, mantendo-se fiel à ideia original ou contrariando-a. Expor as reescritas num varal.