
Nesta coletânea de quinze contos, o autor fala de cenas do cotidiano, mesclando humor e emoção. As personagens se revezam, as vozes se alternam: crianças, adultos e crianças, crianças e animais, animais e até brinquedos ganham relevância nas histórias. Vale observar a propriedade dos diálogos e a visão que a criança tem de certas atitudes do adulto. Os contos levam o leitor à reflexão, num clima de extrema delicadeza.
- Propor um debate sobre os contos que abordam a relação adulto/criança, focalizando as atitudes das personagens e sua analogia ou não com a realidade que vivenciamos. Na oportunidade, analisar também os sentidos das imagens que ilustram os referidos contos.
- Pedir aos alunos que comentem o enredo, a reação das personagens e os aspectos simbólicos tratados nos contos "Vida boa de boneca" e "Boneca de pano", partindo da ideia de que ambos falam sobre bonecas.
- Debater a questão da escolha do título para os contos: "As asas da cobra" e "O passatempo do rei": títulos apropriados? Irônicos? Divertidos?
- Sabe-se que todo texto carrega uma intencionalidade. Pedir que cada grupo escolha um conto e discuta as intenções nele subentendidas.
- Produção de texto: "Menina chamada Vitória" ou "Vida boa de cachorro".