A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel
A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel
R$ 39,50
Autor(es): Fábio Sombra Ilustrador(es): Fábio Sombra
Tamanho: 20,5 x 24 cm Páginas: 48 Faixa Etária: a partir de 8/9 anos ISBN: 9788532907080 Categoria: Tema: Amor/Amizade; Cordel; Folclore/Contos Populares; Poesia/Poema Narrativo/Prosa Poética

Um rei mantinha em seu aquário três peixes que se alimentavam de carne humana. Mas o ''alimento'' andava escasso. Por isso ele prometeu a mão de sua filha a quem a vencesse em versos de desafio. A idéia atraiu muitos candidatos que, eliminados, eram jogados aos peixes. Este poema narrativo, em forma de cordel, narra a competência do violeiro Magrilim e seu duelo com a princesa Jeze¬bel, exímia em versejar. Vencida pelo violeiro, ela se dobrou, apaixonada. O rei se vê obrigado a cumprir a promessa.

  • Conversar sobre a origem, as características e a importância da literatura de cordel, baseando-se no texto final "Proseando sobre cordel".
  • Fazer com a turma uma leitura dramatizada ou cantada do livro, intercalando vozes masculinas e uma voz feminina.
  • Propor à classe a confecção de pequenos livros de cordel sobre os temas mais recorrentes: tramas de amor, traição, injustiça e verdade. Expô--los em varais de barbante.
  • Pesquisar títulos de filmes que retratam cenas de leituras e/ou duelos entre violeiros.
  • Verificar com os alunos a existência de livros na biblioteca ilustrados por meio da xilografia e combinar com o professor de Artes uma oficina sobre a técnica.