Garimpo
Garimpo
R$ 37,50
Autor(es): Líria Porto Ilustrador(es): Silvana de Menezes
Tamanho: 19cm x 26cm Páginas: 44 Faixa Etária: a partir de 12/13 anos ISBN: 9788532907912 Categoria: Tema: Poesia/Poema Narrativo/Prosa Poética

O livro reúne poemas breves, carregados de sentimentos, olhares e enigmas como se brotassem de uma árdua garimpagem. Os recursos vocabulares misturam-se com as imagens, produzindo grande emoção estética. Líria Porto domina a escrita poética de forma singular. Transita pela contemporaneidade sem perder de vista o fio da meada que sempre norteou a verdadeira poesia, a poesia de qualidade que vem para ficar. Metapoemas, quadras, tercetos e outras tantas formas se oferecem ao coração e à perplexidade do leitor atento.

  • Propor a leitura e a análise da capa, dedicatória e quarta página, que encerram um grande exercício poético, destacando também a opinião de Roseana Murray: ”Sua poesia é firme, bem amarrada no ar”.
  • Em grupo: escolher e analisar três poemas e suas respectivas ilustrações.
  • Debater: semelhanças ou analogias entre o trabalho numa região de garimpo e o trabalho com a construção do texto poético.
  • Orientar uma pesquisa sobre metalinguagem e metapoema e sugerir uma entrevista (imaginária ou real) com um poeta da cidade.
  • Reler em voz alta o poema “Garimpo”, p. 8-9. Incentivar a turma a produzir um poema, conto ou crônica com o mesmo tema. Expor os trabalhos num mural.
- Finalista do Prêmio Jabuti - 2015