Feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo
Feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo
R$ 37,50
Autor(es): Nani Ilustrador(es): Nani
Tamanho: 15,5cm x 22,5cm Páginas: 96 Faixa Etária: a partir de 12/13 anos ISBN: 9788532907851 Categoria: Tema: Coletâneas (Contos, Crônicas, Fábulas); Conflitos/Problemas Cotidianos; Descoberta/Humor; Relações Sociais/Comportamento

O livro, composto por 32 contos curtos sobre os mais variados assuntos, apresenta linguagem bem cuidada, carregada de humor, de nonsense e de sagacidade, principalmente nos desfechos. O autor, também cartunista, escritor e roteirista, faz uso das ilustrações para potencializar as perspicácias do texto. Vale observar que, além das qualidades referidas, os textos breves podem ser trabalhados na sala de aula sem fracionamento de leitura.

  • Pedir comentários sobre a frase de W. Williams: “O romance é um quadro; o conto é uma pincelada”. Em seguida, conversar com a turma sobre a estrutura dos contos, ressaltando: a brevidade, o conflito já instalado, a economia de personagens e o desfecho, mediante exemplos retirados do livro.
  • Dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo escolha dois contos para apreciação e análise.
  • Propor uma entrevista com o professor de Arte e debater o assunto do primeiro conto “O pistonista”. (Arte versus comercialização).
  • O conto “Ecce hommo” (p.67) foi construído a partir de alusões a nomes de artistas, filmes, músicas e personagens célebres. Identificar as referências e discutir o recurso usado pelo autor.
  • Produção de texto: a partir de tirinhas e de cartuns criados pelo autor, recortados de jornais e revistas, propor a cada aluno (ou dupla) a produção de um conto breve sobre o material escolhido. Os textos vão compor uma antologia da turma.