Entre magos e cavaleiros
Entre magos e cavaleiros
R$ 42,50
Autor(es): Maurício Veneza Ilustrador(es): Maurício Veneza
Tamanho: 17 x 24 cm Páginas: 128 Faixa Etária: a partir de 12/13 anos ISBN: 9788532907769 Categoria: Tema: Aventura/Suspense/Mistério; Bruxos/Duendes/Seres Fantásticos; Descoberta/Humor

Fazendo uma releitura bem humorada das histórias de cavaleiros, o autor apresenta vários personagens, como o jovem Miguel que aceita o cargo de escudeiro de um cavaleiro atrapalhado e que se mete em encrencas a todo momento. Ambos se fazem acompanhar por um cavalo falante e uma cabra que prefere ficar calada. Os destemidos aventureiros se propõem a resgatar a princesa Florisbela das mãos de um mago cruel e poderoso, garantindo também um final surpreendente.

  • Propor um debate sobre a forma de narrar e a construção dos personagens; os recursos linguísticos, como a ironia dos diálogos, as explicações bem-humoradas sobre comportamento e ambientação da história.
  • Pedir comentários sobre a “tradução” de expressões usadas antigamente, visando ao emprego do contemporâneo “politicamente correto”, como “programa indígena”, no lugar de ”programa de índio”.
  • Observar e analisar as ilustrações, cercaduras das páginas, vinhetas e escolha das cores neste trabalho do autor-ilustrador.
  • Debater: as “princesas” de ontem e de hoje, e seu direito de escolha.
  • Orientar uma pesquisa sobre: as novelas de cavalaria, as canções de gesta, o ciclo de Carlos Magno, o ciclo bretão do Rei Artur e a sátira do gênero em Dom Quixote de La Mancha.
  • Produção de texto: criar uma aventura satírica nos moldes da novela de cavalaria, tendo como personagens heróis extraídos dos quadrinhos, da música pop ou do futebol.
- Obra Selecionada para o Catálogo de Bolonha – 2014