Cotidiano, paixões & outros flashes
Cotidiano, paixões & outros flashes
R$ 39,00
Autor(es): Luís Dill Ilustrador(es): Silvana de Menezes
Tamanho: 15x22cm Páginas: 104 Faixa Etária: A partir de 12/13 anos ISBN: 9788532908414 Categoria: Tema: Poesia/ Comportamento/sentimentos

O livro se compõe de tercetos (estrofe de três versos) a que o autor chama de haiquases, porque lembram o haicai e não têm o compromisso de apresentarem o número de sílabas do haicai perfeito (cinco, sete e cinco sílabas). São poemas que evocam a natureza, fotografam espantos e paixões, focalizando, principalmente, vivências urbanas. Neles o leitor poderá identificar o riso, a ironia, a indagação, o amor, a melancolia, dentre outras sensações.

  • Orientar a turma numa pesquisa sobre o haicai: origens, principais poetas, características principais do haicai, o haicai no Brasil, como, por exemplo, do modernismo à geração marginal. Sugerir um bate-papo sobre os resultados da pesquisa.
  • Observar com os alunos a disposição gráfica dos versos de determinados “haiquases”, e os significados que potencializam.
  • Pedir comentários sobre aspectos interessantes captados pela ilustradora Silvana de Menezes ao criar as imagens para dialogar com os minipoemas.
  • Divididos em grupo, pedir opiniões sobre a construção dos poemas segundo as características: temática urbana ou social; presença de rimas; humor; paixão; natureza ou outras que o grupo sugerir para uma apresentação em classe.
  • Propor a produção de haicais escritos em materiais diversos e criativos, como papelão, tecido, acetato, folhagens, etc. sobre temas à escolha, e dependurá-los em varais no pátio da escola sob o título: HAICAIS ARTESANAIS.