Coisa do bicho
Coisa do bicho
R$ 38,50
Tamanho: 15,5 x 22,5 cm Páginas: 88 Faixa Etária: a partir de 12/13 anos ISBN: 9788532907929 Categoria: Tema: Coletâneas (Contos, Crônicas, Fábulas); Conflitos/Problemas Cotidianos

O livro apresenta uma coletânea de crônicas, ou como afirma Miguel Sanches Neto, que assina a orelha, “umas conversas soltas nascidas ao acaso”. Muito além disso, o autor escreve sobre seres, paisagens, sucessos e fracassos cotidianos, burilando sua caracterização ao contar cada história. O autor, muito festejado no meio literário, fotografa com palavras as cenas evocadas de sua cidade natal, Coluna, no Vale do Rio Doce, Minas Gerais, indo até Belo Horizonte, cidade onde trabalha como jornalista no Estado de Minas.
Muitas vezes, as crônicas adquirem o contorno de contos, revelando a alma do mineiro, esse brasileiro cheio de sonhos, esperanças, fortalezas, fraquezas e lembranças.

  • Propor uma conversa sobre a narrativa curta, enfatizando as diferenças entre o conto e a crônica.
  • Pedir comentários sobre os diversos temas focalizados nas crônicas, relacionando-os ao título “Convite de amizade”, escolhido pelo autor da orelha.
  • Propor que os alunos analisem, em grupos, as crônicas que podem ser classificadas como narrativas (próximas do conto, tendo por eixo uma história), humorísticas (poucas personagens, tempo e espaço reduzidos, tom bem-humorado) e líricas (linguagem poética).
  • Analisar e/ou comentar em classe a crônica que dá nome ao livro, relacionando-a à temática animais X humanidade.
  • Verificar ressonâncias dos textos com a capa e o projeto gráfico de Lilian Teixeira.
  • Produção de texto: sugerir a produção de uma crônica que tenha o mesmo título de uma das crônicas do livro, porém com um assunto antagônico ou diferente daquele abordado por Carlos Herculano Lopes. Expor os trabalhos num mural e/ou compor uma coletânea.