A filha do alquimista
A filha do alquimista
R$ 44,00
Autor(es): Rosana Rios
Tamanho: 15,5x22,5cm Páginas: 284 Faixa Etária: A partir de 12/13 anos ISBN: 9788532908407 Categoria: Tema: Adolescência; Amor/Amizade; Aventura; Ficção Histórica; Arte/ciência; Alquimia

A narrativa, ambientada no século XXI, e com relatos em flash-back datados do século XV e seguintes, conta a história de Lys e sua aventura à procura de um pequeno cálice que pertenceu ao seu bisavô, foi escondido por sua avó e depois roubado de um navio naufragado na região. Tudo se liga a segredos muito antigos, dos tempos em que alquimistas de Toledo, na Espanha do século XV, tentavam escapar à Inquisição e descobrir a fórmula da vida eterna. Pablo, um jovem do litoral de Ilhabela, em São Paulo, se apaixona por Lys. O jovem casal enfrentará grandes perigos. Embora os alquimistas não existam mais, certos inimigos , assim como a intolerância e a sede de poder, nos ameaçam até hoje.

  • Antes da leitura do livro, propor a observação e análise das imagens da capa, da quarta capa e orelhas. Pedir que imaginem o impacto das cores e o que podem antecipar quanto ao conteúdo da trama.
  • Ler com os alunos o texto da autora que consta nas orelhas, pesquisando também sobre a música “Os alquimistas estão chegando”, de Jorge Benjor, e depois pedir comentários sobre as ressonâncias da letra com o livro e das experiências das viagens da autora com a produção do livro.
  • Orientar uma pesquisa sobre a convivência de religiões, a partir do texto iniciado na p. 48 que cita Toledo como a cidade das três culturas, local em que se cultivava a paz entre as grandes religiões da época.
  • Discutir a questão da busca pelo elixir da vida eterna, as vantagens (ou desvantagens) provocadas pela modificação do ritmo do metabolismo, a diminuição da ação do tempo sobre o corpo e a defesa contra as doenças.
  • Produção de texto: divididos em grupos, pedir que escolham um capítulo (ou fragmento) do livro para resumir em forma de poema, miniconto ou quadrinhos, citando abaixo o trecho resumido e as referidas páginas.