74 Dias para o fim
74 Dias para o fim
R$ 41,00
Autor(es): Angélica Lopes Ilustrador(es): Maurizio Manzo
Tamanho: 15,5 x 22,5 cm Páginas: 184 Faixa Etária: a partir de 12/13 anos ISBN: 9788532907882 Categoria: Tema: Brincadeiras/Jogos Infantis; Poesia/Poema Narrativo/Prosa poética

O livro narra a trajetória dos últimos 74 dias de aula antes da formatura do jovem aluno Valdir, às voltas com tormentos relacionados a provocações físicas, emocionais e virtuais. Narrado em primeira pessoa, a história revela os sentimentos de grupos de adolescentes, muitas vezes mal explicados e/ou compreendidos e que redundam num enorme sofrimento para aquela vítima que não sabe se rebelar ou exigir diálogo. Muitas surpresas são reveladas no dia da formatura, deixando no leitor a sensação do que poderia ser evitado, caso o problema fosse cortado pela raiz.

  • Propor um debate sobre comportamentos de alunos considerados “legais”, “brilhantes” e “criativos” pelos colegas e pelos professores, porém capazes de atitudes torpes em relação a um colega.
  • Discutir: bulling e medo; bulling e autoridade escolar; bulling e família. Eleger uma ilustração do livro que dialoga bem com um desses temas.
  • Comentar as interferências do narrador relacionadas à autocrítica ou autopiedade, como, por exemplo: “Se isso acontecesse, eu passaria de Ameba Nojento para Ameba Nojento Filhinho da Mamãe”, p.59.
  • Pedir que os alunos resumam em poucas frases o conteúdo dos três capítulos da narrativa: “Acasos e achismos”; “Inimigo oculto” e “Eles sem ele”.
  • Propor uma rodada de opiniões sobre os possíveis destinos dos formandos, narrados na p. 167: alunos que se tornariam médicos, advogados, etc.; alunos preguiçosos que não seguiriam carreira alguma; alunos que deixariam que a família continuasse cuidando deles indefinidamente. Analisar esses destinos segundo a percepção da realidade que os cerca.
  • Analisar elementos da linguagem (tom da narrativa, diálogos, digressões e construção das personagens), observando também o fato de ser a autora uma roteirista de TV e autora teatral.
  • Produção de texto (em versos ou em prosa): “Apenas lembranças confusas dos meus 16 anos”.
- Obra Selecionada para o Catálogo de Bolonha – 2015
- Obra Selecionada para o WHITE RAVENS 2015