Roseana Murray: homenagem a uma das almas mais sensíveis do Brasil

Você consegue enxergar poesia e sentimento nas coisas simples do dia a dia? Então, tem algo em comum com Roseana Murray, autora de livros que, ao longo de mais de 40 anos, já encantaram inúmeras crianças, jovens e adultos.

Para a escritora, “inspiração é uma coisa que irrompe de dentro, com todos os elementos que você tem. Você aproveita tudo o que está dentro de você e o que está fora. Não existe nada descartável”.

Amante do mato e do silêncio, essa carioca nunca se considerou nada urbana, e sua relação com a natureza pode ser conferida em cada um dos seus livros.

Filha de imigrantes poloneses, seus pais vieram para o Brasil antes da Segunda Guerra para fugir do antissemitismo. No vídeo abaixo, uma linda declaração sobre seu carinho pelo pai.

Um pouquinho da trajetória literária de Roseana Murray

A carreira começou com uma brincadeira. No início, escrevia textos curtos para si. Aos poucos, esses escritos foram virando poemas.

Seu filho, na época uma criança, gostava de ler. Foi pensando nele que começou a direcionar seus contos e poesias para o público infantil.

Ao longo de toda a vida literária, sempre buscou inspiração na criança que foi um dia: indagadora e filosófica, além de tímida e sensível. A propósito, nunca acreditou em idade, mas sim em experiências vividas.

Segundo a própria autora, ela nasceu para fazer poesia, amar, cozinhar para os amigos e ter as portas da casa e do coração sempre abertas.

Roseana Murray

Um destaque vai para o Café, Pão e Texto. Nessa iniciativa, a escritora abria as portas da sua casa para receber estudantes e educadores em um café na manhã literário. Assim, com bolos, biscoitos e doces que ela mesma preparava, convidava a todos a uma imersão em poemas e histórias.

Esse foi um desdobramento de um projeto de 2003 com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, chamado Uma Onda de Leitura. Posteriormente, o encontro passou a ser feito de forma independente e sem preocupação com o número de participantes.

O objetivo era apenas um: unir poesia e felicidade. Com esse propósito, Roseana Murray encabeçou o Clube de Leitura da Casa Amarela e outras iniciativas.

A escritora sempre defendeu que as escolas deveriam ter livros em todos os lugares, até mesmo nos corredores, refeitórios e banheiros.

Foi justamente pensando no uso pelas escolas que disponibilizou gratuitamente vários e-books em seu site. Lá, escreveu: “Fico muito feliz quando penso que um poema que escrevi aqui na minha mesa, sozinha, chega a lugares tão distantes e emociona tanta gente.”

Muitas obras, muitos prêmios

Confira alguns reconhecimentos recebidos por Roseana Murray ao longo da carreira, que conta com mais de 100 livros:

  • Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
  • Melhor livro infantil pela Academia Brasileira de Letras (ABL).
  • Quatro vezes ganhadora de Melhor Poesia pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
  • Por diversas vezes, o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ.
  • Integrante da Lista de Honra do Conselho Internacional de Literatura para Jovens (Ybby).

A parceria da escritora com o Grupo Editorial Lê vem de longa data. Abaixo, conheça alguns de seus livros publicados.

A Bela Adormecida e outros contos de Perrault

Histórias que todos nós conhecemos, reimaginadas pela autora: a Bela Adormecida acorda para viver aventuras. Uma filha se disfarça em pele de asno para fugir do pai. Palavras meigas se transformam em pedras preciosas.

A Bela Adormecida e outros contos de Perrault

Carteira de identidade

Poemas que nos levam à reflexão sobre a nossa própria identidade. Cada um deles se parece com uma fotografia, feita para se olhar devagar. São partes de um caleidoscópio em que cada espelho produz uma sensação diferente.

Carteira de identidade

Cinco sentidos e outros

Elementos como nevoeiro, pássaros, pele, ponte, mar e montanha se misturam às sensações de ausência, gostos, saudade, paz e busca. Aqui, a autora fala dos sentimentos que, às vezes, passam despercebidos em nosso cotidiano.

Cinco sentidos e outros

Duas casas

Pai para um lado, mãe para o outro: a vida dividida traz uma série de mudanças. Com o tempo, os filhos de pais separados aprendem a amarrar os elementos que unem as duas casas, e é isso que os ajuda na nova realidade.

Duas casas

Exercícios de amor

Com comparações, metáforas e outras figuras de linguagem, a autora apresenta o amor, em suas várias nuances. Em cada um dos contos, o sentimento se revela ou se esconde sob um aspecto que todos nós já vivemos.

Exercícios de amor

Fardo de carinho

Poemas que falam de bichos, brincadeiras e todo tipo de coisas que as crianças gostam. Essa é uma reedição do primeiro livro de poemas da autora, de 1980. As ilustrações são de Elvira Vigna, sua grande parceira de trabalho.

Fardo de carinho

Kira

Prosa poética sobre Kira, uma menina levada que pula e voa, dá nome às coisas aladas e se veste de fantasia… Tudo isso até que o relógio diga que chegou a hora de arrumar o quarto, tomar banho, alimentar-se e ir à escola.

Kira

Lágrimas de chuva

Gritos de amor e esperança em um tom melancólico, existencial e contemplativo. Baseados na literatura japonesa, os tankas oscilam entre a métrica matemática e os sentimentos. Um jogo poético, de resultado musical.

Lágrimas de chuva

O mar e os sonhos

Gaivotas, conchas, pérolas, sereias, porto, barco e piratas dançam na ciranda das águas e dos sonhos nossos de cada dia. Com sensibilidade e cadência, a autora revela os mistérios, a beleza e a solidão típicos da vida à beira-mar.

O mar e os sonhos

Paisagens

Nesse livro, a poesia nos faz sentir passageiros de um trem que atravessa o tempo, o espaço e a alma humana. O cotidiano se apresenta com cores vivas, sons nítidos e emoções fortes, além de uma maneira mais intensa de se viver.

Paisagens

Quatro jabutis

Em linguagem delicada e poética, acompanhamos a história de quatro jabutis. Eles perpetuam amorosamente a vida ao depositar seus tesouros sob a terra. Um dia, esses tesouros trazem à luz jabutizinhos como a mamãe e o papai.

Quatro jabutis

Receitas de olhar

Poemas que trazem “receitas” para olharmos e sentirmos as situações ao nosso redor. São receitas que falam da crença em novas possibilidades, da descoberta do simples e da importância de um olhar mais atento e sensível.

Receitas de olhar

Força, Roseana Murray!

Recentemente, Roseana Murray sofreu um grave acidente. Daqui, agradecemos a ela por ter trazido um pouquinho de sensibilidade aos nossos dias. Desejamos forças à família, às pessoas próximas, e que essa nova fase transcorra da forma mais serena possível.