Nani é um dos maiores nomes do humor brasileiro

Nani cartunista, autor e roteirista.

Ei, você conhece essa pessoa aí da foto? O nome dele é Ernani Diniz Lucas, mais conhecido como Nani. Ele é um dos maiores cartunistas da história do país, com trabalhos publicados em jornais, revistas e na TV.

Os cartuns de Nani marcaram presença em diversos locais. Só para citar alguns: Última Hora, Jornal da Globo, O Dia, O Pasquim, Estado de Minas, O Pingente, Diário de Notícias, Tribuna da Imprensa, O Cartoon e revista MAD.

Ao longo da carreira, foi reconhecido por autoridades do humor, no Brasil e no exterior. Entre seus prêmios, estão os dos salões do humor de Niterói, Piracicaba e Montreal.

Sabe de onde ele é? Esmeraldas, uma cidade que fica pertinho de Belo Horizonte. Sabe qual é sua idade? Bem, ele nasceu em 1951. Então, ele tem… ah, você faz as contas por aí.

Como Nani se tornou um dos maiores do cartum?

Nani é um defensor da independência do artista. Para ele, o humor não pode ser partidário. “Quando você faz humor dirigido, vira cartilha”, disse, em entrevista.

Pelo mesmo motivo, reconhece a irreverência no trabalho do chargista: “A gente vota um dia num candidato… Ele tomou posse, a gente tá fazendo charge contra no outro dia”, brinca.

Ele começou a carreira em 1971, fazendo charges para o jornal O Diário, de Belo Horizonte. A sua forma de humor ácido chamou a atenção de vários editores, inclusive de outros estados.

Com isso, se mudou para o Rio de Janeiro, cidade pela qual já era apaixonado. No Rio, fez parte de uma turma que só tinha “gente pequena”. Olha só: Henfil, Jaguar, Adail, Tarso de Castro, entre outros.

Desde que começou a desenhar, Nani sonhava em trabalhar nO Pasquim, que publicava as charges de seus ídolos. O que conseguiu, fazendo mais de 30 cartuns por dia no jornal (claro que a maior parte não era publicada).

É dele a tirinha Vereda Tropical, publicada em diversos jornais pelo Brasil. Criada na década de 1980, a tira satirizava a situação política e social brasileira da época e (infelizmente) permanece atual.

Livros de Nani para crianças e jovens

Além das charges, cartuns e tirinhas, Nani é roteirista de TV. Ele já escreveu para os programas Escolinha do Professor Raimundo, Casseta & Planeta, Zorra Total e Sai de Baixo.

Aliás, seus desenhos já apareceram em forma animada nos plim plins dos filmes e séries da TV Globo. Entre seus livros, há títulos para o público adulto e infantil. Confira algumas obras infantojuvenis de Nani.

Abecedário hilário

Antologia de poemas leves e bem-humorados, seguindo a ordem alfabética. Cada trecho contém versos que começam com a mesma letra: “Yara, a sereia, dança no / YouTube o / Yê, yê, yê.” Já imaginou uma cena dessas?

A bruxinha do bem

Como seria o cotidiano de uma pequena bruxa que ainda está aprendendo a fazer feitiços? A bruxinha desse livro se empenha em desenvolver sua arte e, enquanto isso, sempre ajuda alguém e faz magia de mentirinha.

Feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo

Coletânea com 32 contos curtos sobre vários assuntos. Claro, todos eles têm boas doses de humor, sagacidade e nonsense. Os desenhos dão sacadas interessantíssimas para os textos.

Gabriel da Conceição Bicicleta

Titã é um cachorro que não gosta da forma que se chama. Para seu novo nome, junta as palavras que mais ouve, o que explica o título esquisito do livro. Depois de tanto andar, ele se torna prefeito da Cidade dos Cachorros.

O espírito de porco

O espírito de porco adora atazanar o dia a dia das crianças e dos adultos. O texto é uma forma de incentivo ao leitor. Dessa forma, ele fica atento e não se deixar levar pelos conselhos absurdos do espírito de porco.

Menino tentando estudar, e porco anjinho empurrando a cabeça dele para a TV. Página 8 do livro Espírito de porco. Imagem ilustrativa texto Nani.

O que dizem as palavras

O livro apresenta a escrita como uma espécie de jogo, que estimula a imaginação e a criatividade do leitor. As palavras se transformam em cartuns, propondo uma brincadeira inteligente e carregada de sentidos.

Tem outra palavra na palavra

Esse é o livro mais recente de Nani, que sempre brinca com as palavras e convida o leitor a fazer o mesmo. Aqui, no entanto, a brincadeira vai além e mexe com as letras que compõem cada palavra.

Como você viu, Nani é um ícone do humor nacional, em suas diversas formas, produzindo conteúdo para todas as idades. Em seus livros infantojuvenis, traduz temas importantes com uma leveza que atrai jovens e crianças.