Museu da Língua Portuguesa reabre depois de seis anos

O local foi um dos pioneiros no mundo entre os museus dedicados a um idioma. Além disso, ele representa um esforço para valorizar a diversidade da linguagem.

Com a reforma, o espaço não só foi recuperado como voltou fortalecido. Agora, o acervo foi revisto e está maior, além possuir mais recursos e tecnologia interativa.

A curadoria foi feita com a contribuição de linguistas, pesquisadores, documentaristas, escritores, músicos, cineastas, roteiristas e artistas gráficos. Todos esses são profissionais de diversos países.

Museu da Língua Portuguesa, da criação ao renascimento

Criado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa funcionou por dez anos. Nesse período, foram homenageados Clarice Lispector, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Cazuza, entre outros.

Em 2015, um incêndio destruiu parte do edifício, fechando o local por seis anos. Até então, mais de 4 milhões de pessoas haviam passado por lá.

No entanto, você se engana se pensa que o contato com o público parou durante esse período. A Estação da Luz, por exemplo, abrigou vários eventos culturais e educativos, como os do Dia Internacional da Língua Portuguesa.

Além disso, houve a mostra itinerante A Língua Portuguesa em nós, que rodou o mundo. Até mesmo durante a pandemia aconteceram eventos virtuais promovidos pelo Museu da Língua Portuguesa.

A reinauguração foi em 31 de julho de 2021. Somando os valores públicos e privados, foram cerca de R$ 85 milhões investidos na reforma.

Quais as atrações do Museu da Língua Portuguesa?

A partir de agora, o Museu da Língua Portuguesa vai se comunicar com diversas linhas do metrô de São Paulo. A ideia é tornar o local ainda mais integrado ao cotidiano da cidade.

O terceiro andar do edifício ganhou um terraço, que dá uma vista privilegiada para a Pinacoteca e o Jardim da Luz. Além disso, os visitantes poderão ver de perto o relógio da estação.

Desde o renascimento, o Museu da Língua Portuguesa passou a dar mais atenção às transformações do idioma que vieram com a internet.

O local permite que seus visitantes se conectem com o idioma de forma lúdica. Isso facilita a assimilação da origem das palavras, sua história, influências e as diferentes formas em que elas estão inseridas no dia a dia.

Com isso, a experiência de quem visitar o local será mais imersiva. A seguir, confira as principais atrações.

Língua solta

Mostra temporária para a reestreia do espaço. Dedicada às variantes das palavras, desde a escrita tradicional até o uso em memes.

Rua da língua

A instalação imita a estrutura vista na Estação da Luz. Nela, um painel de LED forma palavras, poesias e outras formas de comunicação presentes nas grandes cidades.

Praça da língua

Sua estrutura se assemelha a de um planetário. A instalação traz poemas e músicas interpretadas por nomes famosos, como Maria Bethânia e Matheus Nachtergaele.

A palavra loucura projetada diversas vezes na parede, com homem olhando. Imagem ilustrativa texto Museu da Língua Portuguesa.

Beco das palavras

Roteirizado por Marcelo Tas, os visitantes são convidados a formarem palavras. De forma lúdica, eles descobrem a origem das palavras e os mecanismos de renovação da linguagem.

Palavras cruzadas

Dedicada às influências históricas de outras culturas para formar a língua falada no Brasil. Para isso, os visitantes fazem uma viagem no tempo e no espaço até chegarem à origem das palavras.

O português do Brasil

Essa é uma forma diferente de estudar história. A exposição é dedicada à formação do país e do nosso povo.

Falares

Aqui, ganham espaço os diversos sotaques e expressões, falados por crianças e idosos. Com isso, exposição forma um mosaico de um Brasil diverso.

O que pode a língua

Concebido e dirigido por Carlos Nader. De forma poética, o filme fala do desenvolvimento da linguagem e seu poder criador.

Nós da Língua Portuguesa

A mostra enfatiza os pontos em comum e as diferenças entre os povos que falam o mesmo idioma.

Línguas do mundo

Não é só o Português que está presente no museu. Ao longo do hall do segundo andar, essa instalação conta com áudios em 23 línguas, incluindo idiomas indígenas e africanos.

Como foi a reinauguração do Museu da Língua Portuguesa?

Na cerimônia de reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, estavam presentes personalidades dos países que falam português. Entre eles, o ministro da Cultura de Angola e os presidentes de Cabo verde e Portugal.

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, concedeu a Ordem de Camões à instituição. A honraria reconhece todos aqueles que prestam serviços relevantes à língua.

Em seu discurso, ele afirmou que a reinauguração não era para esquecer as cinzas do passado, mas sim para, a partir delas, construir o futuro:

“Aqui viemos para dizer que uma língua é uma alma feita de milhões de almas, pela qual se ama, se sofre, se cria, se chora, se ri, se pensa, se escreve, se fala.”

O presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, também discursou na cerimônia. Para ele, a língua nos une e foi sendo recriada através de muitas falas e sotaques diferentes:

“Uma língua que foi cada vez mais apropriada e reconstruída e acarinhada, afagada pelos deuses, os deuses da nossa língua comum são, para além dos nossos povos humildes, aquelas que a melhor a trabalham e divulgam.”

A reabertura vem com outra certificação internacional, traduzida em português como Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED). Esse é um reconhecimento das medidas sustentáveis adotadas na reforma.

Qual a importância do Museu da Língua Portuguesa para o Brasil?

O Museu da Língua Portuguesa faz parte da Estação da Luz, em São Paulo. O local não poderia ser mais adequado. Afinal, a Estação da Luz tem uma importância simbólica para o Brasil.

Lá foi um dos principais pontos de passagem de imigrantes e, por isso, também foi onde vários estrangeiros tiveram o primeiro contato com o nosso idioma.

Pense que, dos mais de 260 milhões de falantes de português no mundo, São Paulo é a cidade com o maior número de pessoas.

Os inúmeros sotaques com os quais as pessoas se comunicam vêm do Brasil inteiro e de outros países. Isso permite a convivência de várias culturas e classes.

Deu vontade de conhecer o Museu da Língua Portuguesa? Então, da próxima vez que você for a São Paulo, procure encaixá-lo em sua agenda. Vale muito a pena!

Para mais novidades sobre o universo da literatura, visite sempre o nosso site. Aqui, o conteúdo é atualizado diariamente. Para receber um resumo semanal em sua caixa de e-mails, assine a newsletter