Importância da Educação Física vai além do que você imagina

Chegou a hora da aula mais divertida da semana! Na verdade, estamos falando de muito mais do que uma aula descontraída, feita fora da sala de aula. No post de hoje, veja qual é a importância da Educação Física.

Em 1º de setembro, comemoramos o Dia do Profissional de Educação Física. Bem, todos sabem que se exercitar é importante para a saúde e o desenvolvimento dos músculos e ossos. No entanto, não é só isso!

Emoji handebol

Muitos não sabem, mas o desenvolvimento das crianças pode ser prejudicado se elas não forem estimuladas da forma apropriada. Afinal, a motricidade, o intelecto e a afetividade estão intimamente ligados, como você verá a seguir.

Emoji corrida

Importância da Educação Física para a saúde

A prática de exercícios tem se mostrado importante a cada dia, principalmente devido ao avanço digital. Maus hábitos causados pelo sedentarismo podem favorecer o surgimento de diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% dos adolescentes entre os 13 e 15 anos praticam menos de um hora de exercícios físicos semanais.

No entanto, note que o desenvolvimento da coordenação está ligado à eficiência dos movimentos. Os exercícios físicos trabalham a postura, o equilíbrio, a velocidade, a agilidade, os reflexos e a resistência.

Além disso, os exercícios ajudam as crianças e jovens a se manterem dentro de uma faixa de peso saudável. Até mesmo transtornos, deficiências e atrasos no desenvolvimento podem ser trabalhados na Educação Física.

Importância para o cérebro

Durante as aulas, o professor trabalha aspectos essenciais para a formação plena dos indivíduos. Muitas das atividades propostas são capazes de estimular a criatividade, a memória e o raciocínio lógico.

Assim, as crianças criam uma consciência maior sobre o próprio corpo e os elementos que as cercam. A aula de Educação Física proporciona momentos ideais para se expressar, descobrir limites, interagir e usar a criatividade.

Isso influi diretamente no desenvolvimento mental e psicomotor, além da formação da personalidade, da autoestima e do caráter.

A Educação Física também trabalha os sentidos (audição, visão, tato, olfato e paladar) e a noção de tempo (horas de dormir, comer e tomar banho).

Importância social da Educação Física

Durante as aulas, são desenvolvidas atividades individuais, em equipes, competitivas e cooperativas. Em qualquer uma delas, é possível trabalhar os conceitos de liderança, parceria, justiça, disciplina e responsabilidade.

Ao analisar as performances deles mesmos e dos colegas, os alunos refletem sobre como os resultados podem ser melhores para todos. Assim, eles usam táticas e estratégias e tomam decisões para atingir os objetivos propostos.

Além disso, os trabalhos em equipe enriquecem as relações. A cooperação desenvolve habilidades pessoais e interpessoais, como solidariedade, respeito às diferenças, autoconfiança e confiança nos demais.

Esses são valores essenciais para a vida em sociedade, tanto na escola como fora dela. Afinal, as regras não existem apenas nos jogos, mas também na vida escolar, acadêmica, profissional, social, amorosa etc.

Assim, as experiências proporcionadas nas aulas preparam para situações de desafio e competição, além do enfrentamento de vitórias e derrotas.

Parabéns a todos os profissionais de Educação Física!

Como você viu, praticar esportes ou qualquer atividade física é de extrema importância para a formação e o desenvolvimento dos indivíduos. E você conhece lugar melhor do que a escola para estimular as crianças e jovens?

Para atingir objetivos tão importantes para a nossa vida como os citados aqui, é necessário confiar em um profissional com um bom plano de aula.

Dessa forma, é possível garantir que a Educação Física cumprirá seu papel de maneira eficaz, segura e adequada para cada idade.

Você também reconhece a importância da Educação Física? História? Artes? Português? Literatura? Então, continue acompanhando o nosso site. Aqui, valorizamos todos que contribuem para o desenvolvimento das crianças.