Desafios da educação infantil que é preciso considerar

Em 25 de agosto, celebramos o Dia Nacional da Educação Infantil. Essa é uma boa oportunidade para refletirmos sobre os desafios da educação infantil, principalmente em um país com tantas dificuldades.

Muitas pessoas pensam que o trabalho dos educadores da primeira infância se resume a ensinar a brincar. No entanto, é muito mais do que isso!

Os educadores devem estar preparados para uma enorme responsabilidade. Afinal, essa fase é fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos, influenciando-os por toda a vida nos campos social, acadêmico e profissional.

Na verdade, não dar importância para essa fase contribui para a precariedade do ensino no Brasil. É só pensar em como isso reflete na maneira como os governantes lidam com os desafios da educação infantil.

Incorporar as novidades digitais

A crescente informatização da população aumenta a quantidade de desafios da educação infantil. A tecnologia atrai a atenção das crianças e as próximas gerações estarão ainda vez mais conectadas.

Em casa, muitas crianças já têm acesso a celulares, computadores e tablets. Portanto, não adianta ir para a sala de aula e ignorar a existência desses aparelhos. Ainda assim, a tecnologia não deve ser vista como inimiga.

Quando usada corretamente, a tecnologia amplia as formas de comunicação. No processo pedagógico, ela oferece diversas possibilidades metodológicas, capazes de atrair a atenção das crianças.

Isso inclui de jogos interativos a canais no YouTube dedicados a literatura, educação etc. Eles são ótimos para estimular a criatividade! Sem contar com os softwares e apps desenvolvidos especialmente para a rotina escolar.

Necessidade de capacitação

A escola é um dos locais onde as crianças recebem mais estímulos para desenvolver habilidades e aprender sobre as regras de convivência. Por isso, é fundamental pensar em um ensino de qualidade para elas.

Embora muitos tenham a falsa impressão de que o trabalho é fácil, é nessa fase que as crianças precisam de mais cuidados. No período integral, é necessário considerar ainda as horas de alimentação, troca de fraldas e sono.

Claro, é inegável que é extremamente prazeroso trabalhar com bebês e crianças pequenas. Contudo, requer muita dedicação, além de atualizações frequentes.

Para que você tenha ideia, 35% dos profissionais que atuam na educação infantil não possui formação superior.

Assim como os professores, a escola como um todo deve estar apta a lidar com as crianças. Isso vai desde o plano pedagógico até a própria estrutura física do local e como os espaços são organizados.

Criar proximidade com as crianças

Um dos grandes desafios da educação infantil é despertar a atração das crianças pela leitura. Esse interesse precisa ser estimulado desde cedo, para que o hábito seja levado por toda a vida.

Já falamos diversas vezes aqui sobre os benefícios da leitura. Para atingir esse objetivo, é preciso criar um ambiente agradável e convidativo. Uma boa ideia é aproveitar criativamente os espaços da biblioteca.

É necessário se informar até mesmo sobre os desenhos e personagens que estão na moda. Afinal, essa é uma das melhores formas de desenvolver atividades que façam sucesso entre as crianças.

Isso também permite aproximar-se das crianças de forma mais certeira. Além disso, facilita na compreensão e na detecção de problemas na vida particular delas.

Também é necessário conhecer os problemas que costumam aparecer em cada idade. Dessa forma, os educadores saberão lidar com cada um deles de maneira mais eficaz.

Criar proximidade com os pais

Com a correria do dia a dia, muitas famílias não têm tempo de se envolver na rotina escolar. Além disso, muitos pais não têm muito contato com os desafios da educação infantil, mas, paradoxalmente, exigem muito dela.

Bem, errados eles não estão. Afinal, os filhos são o que têm de mais precioso em suas vidas. Por isso, cabe aqui novamente relembrar a necessidade de capacitação e especialização dos profissionais das nossas escolas.

Atrair os pais e familiares para as atividades escolares não é uma tarefa fácil. No entanto, a tecnologia (olha ela aí de novo) existe também para abrir canais de comunicação.

Entre as comodidades que a tecnologia oferece estão os portais de acesso, boletins on-line e agendas virtuais. É importante também convidar os pais a acompanhar a escola pelas redes sociais.

Isso permite acompanhar de maneira mais próxima as atividades da escola, bem como o rendimento dos filhos. Assim, é estabelecida uma parceria com os pais, que podem se tornar, inclusive, divulgadores do trabalho da escola.

E os desafios da educação infantil não param…

Aqui, foram citados apenas alguns dos principais fatores que as escolas devem levar em conta diariamente. Claro, há vários outros problemas e possibilidades de melhorias que, como você viu acima, crescem a cada dia.

Neste Dia Nacional da Educação Infantil, homenageio os profissionais que se dedicam à formação daqueles que irão construir o futuro. Parabéns a todos vocês!

Se você acredita que uma das melhores formas de lidar com os desafios da educação infantil é por meio da literatura, entre em contato! Juntos, vamos escolher os melhores livros para estimular as crianças da sua escola.