Veja 20 livros sobre amizade, para presentear e se inspirar

A essa altura, você já percebeu que tem data comemorativa para tudo nesse mundo, não é verdade? Algumas têm nomes parecidos e significam quase a mesma coisa. Pense por exemplo, no Dia da Amizade.

Em 18 de abril, comemoramos o Dia do Amigo e, em 30 de julho, o Dia Internacional da Amizade.

Tá achando muito? E se eu disser 20 de julho mistura os dois, comemorando o Dia do Amigo e Internacional da Amizade?

Uau, três dias! Mas esse amigo é mesmo querido, hein?

Demonstre a amizade por meio da literatura

Para mostrar o quanto uma amizade de um pessoa é valiosa, tem gente que gosta de presentear. Se esse é o seu caso, presenteie ou se inspire com algo que expresse verdadeiramente o sentimento entre você e o seu amigo.

A seguir, confira algumas dicas de livros para todas as idades. Cada um aborda um aspecto diferente do significado da amizade.

1. Para amigos que fazem tudo juntos

Amigos se encontram em dias de sol e de chuva, se divertem, brigam, choram, se aproximam, se separam. Mas nunca se esquecem um do outro. O nome desse livro é autoexplicativo: Amigos. Quer título melhor?

Homem velho abraçando menino. Página 39 do livro Amigos para sempre. Imagem ilustrativa texto amizade.

2. Amizade para combater a solidão

Solitário, um garoto rico foge de casa e acaba encontrando companheirismo e amizade em um velho e sábio pescador. Em Amigos para sempre, você verá a importância do amor e de compartilhar as coisas simples da vida.

3. O amigo que te faz mudar de vida

Uma porquinha não engorda nunca e, por isso, não faz a “grande viagem”. Um dia, ela conhece alguém que a leva embora. A grande viagem de Rosita mostra como a vida muda para melhor quando nos cercamos das pessoas certas.

4. Amizade que se transforma em casamento

Uma amizade começa com alguns bilhetes esfarrapados. Com o tempo, ela passa a envolver ditados populares, desenhos e… corações apaixonados! Essa é a história de A menina das desculpas esfarrapadas & o menino apressado.

5. O valor da amizade nos momentos importantes

Em Bem me quero bem me querem, conhecemos um grupo de amigos que vão se juntando para irem visitar a família de um deles. Todos estão muito felizes com o nascimento de bebês gêmeos. A história é contada apena por imagens.

6. Amigos que dividem

Com imagens, Celina conta a história de uma menina que sai para passear. No caminho, ela vê borboletas e galinhas. Ao ganhar uma cesta de frutas, quer dividi-las com um menino que estava em seu trajeto, jogando bola.

7. Amigos que desvendam mistérios juntos

Você quer uma história que aborda os sentimentos delicados e conflitantes da adolescência? Que tal um pouco de mistério? Clube da Cova conta como quatro amigas inseparáveis lidam com a mentira, o crime e a morte.

Irmãos Lumière em guarda chuvas. 3ª capa do livro E a luz se fez... Imagem ilustrativa texto amizade.

8. Amizade cujos frutos encantam pessoas por gerações

O que você quer é um exemplo de amizade real? Então, conheça a história dos irmãos Lumière na biografia ficcional E a luz se fez…. Movidos e impulsionados por sua união e amizade, os dois tornaram possível a invenção do cinema.

9. Quando as diferenças vêm para somar

Juntas, pessoas de personalidades diferentes podem descobrir algo valioso. Clara é fascinada por livros de ficção científica e Martim adora desenho e pinturas. Iluminuras conta sobre as escavações arqueológicas dessa dupla.

10. Irmãos e amigos

Irmãos também podem ser amigos. Melhores amigos, na verdade. Os quadrinhos com Mendelévio e Telúria estão em Três é demais, Histórias tão pequenas de nós dois, Amarra meu cadarço? e Pra que tomar banho?.

11. Amizade necessária para enfrentar as mudanças

Você já quis que alguém te ajudasse a se adaptar a um lugar desconhecido? Em Metade pai metade mundo, Tião e sua família saem da roça e se mudam para Copacabana. Lá, uma nova amiga facilita o ajuste à nova vida.

12. Brincar juntos é melhor do que separados

Em Nino e Bela, um menino tira a boneca do colo de uma menina, que chora. Nino percebe a maldade que fez e devolve a boneca de Bela. Mais do que isso: os dois redescobrem o prazer de brincarem juntos.

13. Socializar é necessário

Era uma vez, era uma vez… Três narradores contam uma comovente história, sobre a solidão de um menino. O desfecho de O encantador de pirilampos, no entanto, acena para outras descobertas.

14. Amigos que se sacrificam para ajudar o outro

Pássaro sobre ovelha. Página 9 do livro O pequeno grande. Imagem ilustrativa texto amizade.

Pode haver amizade entre crianças e gatos falantes? No mundo da literatura, sim! Em O gato da árvore dos desejos, um gato vence um trauma particular para poder salvar uma amiga. Tudo com a ajuda dos amigos pássaros!

15. Amizade que dá coragem

O pequeno grande conta a história de uma ovelha que foge de uma fazenda e chama o canário para ir junto. Ele não vai, mas a reencontra tempos depois, em um circo. A coragem e a amizade os salva de maus tratos e exploração.

16. Amigas que se unem para um propósito

Três impagáveis meninas conhecem Seu Almeida e põem em ação um plano memorável. Com isso, o ensinam a deixar de ser arruaceiro e sem educação. Essa é a divertida história de Para o seu Almeida, com um abraço.

17. Quem quer ficar junto sempre dá um jeito

Em imagens, conhecemos um menino e uma menina que têm um precipício entre eles. Para se comunicarem, usam aviõezinhos de papel. Pé de ponte mostra como a criatividade torna possível viver um grande amizade.

18. A importância de se cultivar a amizade

O Lobo Mau precisa de ajuda, mas está diante de uma situação muito triste: não fez um único amigo em toda a sua vida. No entanto, uma surpresa o aguarda. Para descobrir, conheça Quem vai ajudar o Lobo Mau?.

19. Companheirismo para enfrentar as dificuldades

Em busca de novas emoções, Três formigas amigas fazem uma longa viagem, divertida e perigosa. Ao chegarem em uma praia, elas começaram uma nova vida, acreditando na amizade, no sonho e na coragem para recomeçar.

20. Amigas para descobrir as novidades da vida

Gló e Téfa vivem contando casos, aprendendo e inventando palavras. As duas amigas inventam potocas, inclusive, sobre o irmãozinho de Gló, que ainda nem nasceu. Um sapo na barriga mostra o lado divertido da amizade!

É isso! Gostou das minhas dicas? Há vários outros livros aqui que podem servir para expressar o sentimento de amizade. Entre em contato e, juntos, vamos escolher um bem especial. E diga a seu amigo que eu mandei um abraço!